Entendendo o que é Bitcoin e a história do dinheiro até os dias atuais




Olá meu povo Hoje estou criando uma série sobre Crypto moedas resumidamente vamos conhecer mais sobre o mundo do BITCOINS. Se você ler este artigo atentamento, você vai finalmente entender o que é Bitcoin.


Então o que é BITCOIN?

Fiz uma pesquisa no Google para tentar encontrar uma definição para a resposta e o que encontrei foi "A primeira moeda digital descentralizada". Então, antes de começar a entender isso, vamos começar com uma pergunta mais básica que a maioria das pessoas geralmente não se pergunta:

O que é dinheiro?


O dinheiro passou por muitas modificações. No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Para simplificar o dinheiro, é uma ferramenta que usamos para o pagamento de algo que desejamos ou necessitamos para existir. Ao longo de toda a história, aprendemos que utilizamos varias coisas como dinheiro, desde conchas marinhas a metais preciosos e até sal, visto que o termo salário vem do pagamento recebido com parte do sal minerado nas minas de sal.
A forma de dinheiro mais conhecido, historicamente é o ouro. E você sabe qual a razão do ouro funcionar tão bem como dinheiro? Vamos entender os motivos:

1º Lugar ele é raro;
É algo que pode ser adquirido ou tocável. Então, se você está segurando em sua mão, provavelmente é seu.

Você conseguiu entender, foi bem simples não é? E por isso funciona até os dias atuais, independente de governos, reis, presidentes ou ditadores. O ouro apenas funciona.

Mais como tudo sofre por evolução com o dinheiro e sua forma de pagamento não foi diferente, logo inventamos o papel moeda!


Agora vamos pensar nas pessoa que tinham acumulado fortunas em ouro em casa, de repente veio a evolução disse a estas pessoas
"esqueça seu ouro, guarde-o num cofre que este papel vale a mesma coisa".
Muitos devem ter resistido a esta informação, como convencer as pessoas disso. Confie em papel em vez de metal? Eles devem ter pensado estão me sacaneando só pode!!

Como se deu para este avanço do papel-moeda, a afirmativa era que o dólar representaria a quantidade de ouro que você guardava nos bancos.


UMA CURIOSIDADE você sabia que no EUA o dólar era apenas um "certificado de ouro".

Muitos diziam que o dinheiro em papel não era mais que um pedaço de papel, afirmavam que o que valia mesmo era um pouco de ouro que estaria guardado nos cofres do tesouro central. Em miúdos, ninguém naquela época confiava no papel-moeda, eles confiavam que o governo guardava o ouro delas.



Mais quando o dinheiro se tornou tão valorizado, no EUA "padrão-Ouro" caiu em desuso na década de 70 e atualmente o dólar americano é realmente um dinheiro "fiat".

Eita que complicou agora, espera aí! O que é dinheiro “Fiat”?

"Fiat" é uma palavra latina para "deve ser", em outras palavras é outra maneira de dizer:

"Galera, bora esquecer o ouro. Dando valor de ouro a esse papel que temos nas mãos. Ai de maneira unanime todos concordam que o papel que diz ser R$100,00 vale mesmo os R$100,00, não havendo necessidade mais de ter ouro no cofre, pode ser?"
E foi bem aceita a proposta, visto que estamos usando dinheiro FIAT todos os dias mesmo sem ter "moeda forte" ou "dinheiro tangível".
Esta foi a melhor forma digitalizada de lidar com o dinheiro sem ter que utilizar metais. Tornando assim mais fácil de se contar, gerenciar e mover. Hoje vemos com o avanço digital que a grande soma de dinheiro são apenas números em computadores, acredite ou não. A primeiro desvantagens do dinheiro em papel é a falsificação, mesmo com o avanço das tecnologias ainda é possível falsificar a moeda de papel. No caso do ouro é impossível.



E depois de todo este avanço chegamos “A era do dinheiro digital”.

Entenda como o seu dinheiro digital funciona?


Vimos que a maior desvantagens do dinheiro em papel é a FALSIFICAÇÃO, e como evitar que o digital aconteça a mesma coisa! Para que isso não aconteça os bancos usam uma solução "centralizada" eles arquivam as informações em um LIVRO DE RAZÃO - TIPO ATA DE CONTROLE FINANCEIRO (imagine o livro da imagem abaixo em um computador) vamos pensar que todo mundo tem uma conta nesse livro, e que todas as transações bancárias estão arquivadas nele, desde de recebimentos até os pagamentos.


Pense no quanto você confia em seu banco e o banco confia em seu sistema de computador. Atualmente nos encontramos nesta forma centralizada nesse livro no computador do seu banco. Agora vamos recordar a definição de Bitcoin que escrevemos acima? Ele é uma Moeda (já sabemos o que é moeda), Digital (já sabemos o que é digital), Descentralizada. E é na palavra DESCENTRALIZADA que está a inovação. O dinheiro no computador no banco está centralizado, não esqueça!

Inventaram o Bitcoin

No ano de 2008, foi publicado na rede de forma anônima um documento descrevendo como resolver o problema da centralização dos bancos, não sendo necessário mais usar o computador do banco, e nem ninguém central garantindo que o dinheiro está em uma conta, ou que pertence aquela conta.
Esta invenção a pessoa chamou de "Bitcoin" e descreveu como seria possível fazer um livro-razão que não confia em um único banco ou computador em particular. Ou seja, uma solução descentralizada.
Pode esta se sentindo confuso agora né, na melhor das hipóteses, lhe parece como um filme de ficção científica. Vamos compreender o que é e como funciona essa descentralização? Pense como uma coisa pode ser distribuída em várias em milhares de lugares diferentes?
Um bom exemplo deste tipo de distribuição descentralizada é o que estamos usando neste momento, a INTERNET.


Você já parou para pensar quem é o dono da INTERNET? NINGUÉM é o dono dela. Este sistema de informação é a rede mais vasta e poderosa que os seres humanos já criaram, porém ninguém detêm o controle da internet não existe nenhuma organização chamada de "Internet, SA”. Ninguém faz manutenção da Internet, ninguém manda na Internet por tal motivo ela é descentralizada. Sendo assim, todas as pessoas e empresas fazem parte da infraestrutura da internet. A internet não fronteiras, nem ideologia, nem ninguém mandando ou orientando como aumentar ou ampliar. Desta forma a internet descentraliza a tecnologia da informação, assim como Bitcoin descentraliza o dinheiro? O que é então o Bitcoin, ele sere como um sistema de razão distribuído. Simplificando Bitcoin é aquele mesmo livro de caixa que seu banco usava, na forma centralizada só que distribuído por milhares de pontos no mundo. Agora vamos falar mais técnico mais você ai conseguir acompanhar, vamos continuar a manter isto simples..... Recapitulando Bitcoin, é uma moeda digital (onde as transações) são registradas naquele livro razão igual do banco. Até agora, nada de novo. A grande inovação do Bitcoin é nele esse livro é público e compartilhado. Sendo este livro mantido pelo público. Como assim, você deve esta se perguntando? Bem no sistema BITCOIN milhares de pessoas ao redor de todo o mundo têm uma cópia deste livro e qualquer pessoa pode baixar e verificar esse livro. Neste tipo de sistema o dinheiro é movido entre endereços tipo de e-mail. Creio que ta ficando mais fácil entender como funciona né! Imagine uma auto gestão onde você anota no livro todas as suas transações e recebe por isso. Para que cadastrar o pagamento neste livro? Você vai fazer isso porque quando você faz o pagamento, em todos os livros razão iguais ao seu que estão espalhados pelo mundo, esse pagamento vai ficar ser registrado. Neste sistema temos a validação das transações em milhares de pontos diferentes, em vez de ser em um só lugar (nos bancos) que as movimentações são registrados. Não se engane, não é por que é publico que este livro é fácil de ser hackeado, imagine hackear o idioma português, é possível pode invadir computadores de faculdades, de bibliotecas e mudando algumas definições das palavras originalmente, mas tal ação não seria um grande problema.
Por que temos várias cópias de dicionários em português em todo o mundo, não conseguindo assim, enganar ou deletar ou ainda reescrever algo, tornando somente apenas algumas das cópias invalidas. No sistema do Bitcoin, este dicionário que ajuda todas as pessoas chama-se:livro-razão, agora vamos conhecer o nome técnico deste livro-geral chamamos de "Blockchain".
Acho que agora que já sabemos que Bitcoin é moeda, como Bitcoin é digital e como Bitcoin é descentralizado, podemos responder a pergunta:

"O que é Bitcoin?"

Bora para o que já aprendemos: BITCOIN é a primeira moeda digital descentralizada.

E o que isso significa para o mundo? Vai ser muito importante? Bitcoin vai mudar o mundo?

De maneira simples o BITCOIN não é de um lugar ou região, sendo assim, se as economias caírem ou os governos mudarem, Bitcoin não será afetado como moedas fiat. Este sistema é muito amigável na internet, significa que os comércios online globais podem melhorar. Porém seus maiores beneficiários são provavelmente os bilhões de pessoas em todo mundo que têm conexão à internet, mas têm bancos horríveis. Você sabia que mais de metade das pessoas no mundo, hoje não têm conta em um banco pela burocracia. Com o BITCOIN não oferece apenas uma alternativa econômica, ele também é uma alternativa tecnológica. Afinal, os dólares, euros, reais e todos as moedas de hoje, já são números em um computador representando os números em um papel que costumavam representar metais finos, de acordo com leis escritas há centenas de anos.
Bitcoin é uma tecnologia nova do século 21, com ele você tem várias possibilidades o que fez e as pessoas o chamarem de "dinheiro inteligente". Outro exemplo dessa melhoria ao longo dos anos é o seu celular, hoje chamamos de "smartphones", porque eles têm mais recursos do que celulares há uma década. Não vou me aprofundar tanto, mas o BITCOIN tem funções avançadas que você não conseguirá com o dinheiro que temos hoje. Qualquer divergência com esta moeda é um paradigma, sendo obviamente difíceis de medir. Atualmente existem pesquisas e movimentos de base para embasar ou refutar o BITCOIN.:) Este post foi escrito com muito amor. Para isso consultamos dezenas de sites e daria uma lista muito grande para deixar aqui:)

0 Comentários