Como funciona uma carteira de criptomoeda e como criar uma


Fala galera vou te explicar hoje nesta série sobre Crypto moedas o que é uma carteira digital e como funciona a carteira digital! Atualmente sem as carteiras de criptomoedas, as criptomoedas seriam apenas outra ideia morta na água, porque é a única maneira que nós os usuários podemos obter ou guardar as  moedas digitais. As pessoas precisam de uma maneira de acessar, armazenar, enviar, receber e rastrear seus ativos em moeda digital, seja Bitcoin, Ethereum ou muitos tokens ICO cobiçados.

O que são carteiras de criptomoeda?

As carteiras de criptomoeda são como as carteiras que usamos no dia a dia na vida real para carregar dinheiro e uma enorme quantidade de cartões de crédito.

Mas há algumas coisas que sua carteira tradicional não pode fazer. Por exemplo, ao verificar quanto você tem, você deve contar através de suas notas e moedas. Sua carteira não informa quando você gastou algum dinheiro com ela pela última vez ou com para quem você deu gorjeta em um restaurante.


Como aplicativos digitais, as carteiras de criptomoeda são muito mais inteligentes e combinam todas as vantagens de suas carteiras físicas com recursos flexíveis mais sofisticados.

Com apenas uma carteira, você pode armazenar centenas de moedas digitais sem se preocupar em ficar sem espaço. Todos são organizados em seções claramente marcadas, para que você não as misture. Além disso, um prático verificador de saldo controla detalhes cruciais, como quando, onde e quanto você gastou, adicionou ou retirou. Existe até a opção de rabiscar uma nota ao lado de qualquer transação que você fizer, para que você possa olhar para trás mais tarde e identificar exatamente onde esse dólar ímpar acabou.

Se você planeja adquirir algumas moedas digitais para investimento ou remessas ou o que você tem, você quer se familiarizar com o modo como elas funcionam.

Como as carteiras de criptomoeda funcionam?

As carteiras de criptomoeda funcionam como os cofres que usamos para armazenar nossos bens mais valiosos, sejam certificados de títulos, jóias ou testamentos. Nenhum de nós pode se dar ao luxo de perder as chaves do cofre porque poderíamos perder a propriedade de nossos objetos de valor se eles acabassem nas mãos erradas.

As carteiras de criptomoeda funcionam praticamente da mesma maneira; apenas em vez de chaves físicas, protegemos cuidadosamente nossas chaves digitais.

Comumente conhecidas como chaves privadas ou chaves mestras, as chaves digitais assumem a forma de códigos hexadecimais, algo como isto:
“2940447a4ed5eef7f46bcc185cb2f21d2a8bffcde5418156a9d1a44aa137558

À primeira vista, parece assustador até você descobrir que é flexível o suficiente para ser anotado, impresso em papel, digitado em um documento, convertido em imagem ou até memorizado.


Portanto, quando você mantém ativos digitais, como tokens da ICO e criptomoedas em uma carteira, não há desculpa para não tomar as medidas apropriadas para proteger seus backups de chave privada. Você precisará da sua chave privada para acessar seus ativos e autorizar transferências da sua carteira. Portanto, nunca os perca, compartilhe-os com alguém e mantenha-os sempre em algum lugar seguro, onde possa recuperá-los quando necessário.


Onde posso obter uma carteira de criptomoedas? Como eu crio um?

Deixe-me poupar o trabalho de ter que olhar em volta.
Você pode encontrar carteiras de criptomoeda por meio de navegadores da Web, disponíveis para download em lojas de aplicativos para smartphones ou para compra na forma de dispositivos de hardware em lojas online.
Eu utilizo a carteira da EXODUS, vou te mostrar o passo a passo como criar a sua carteira digital. É muito fácil de configurar e começar a usar, mas de qualquer forma criei, abaixo, o passo-a-passo para você.

 Como criar e usar uma Exodus Wallet

Baixe a carteira do site oficial. Cuidado com sites phishing (fakes). Verifique o certificado de segurança do site que você está visitando, observando o texto verde ao lado do endereço do site. Deve estar escrito “seguro” ou o nome da empresa.


exodus

Uma vez que você tenha baixado o software, siga as instruções na tela para instalá-lo.
Quanto o tiver instalado, abra a carteira e click na guia “wallet” do lado esquerdo da tela.

exodus

Clique na criptomoeda que você quer adicionar na Exodus. Depois, clique em “receive”.
Aparecerá para você um endereço e um QR code. Este é o seu endereço de carteira pública e é o que você dá para alguém que deseja enviar-lhe algum tipo de criptomoeda. Você também pode usar isso para enviar criptomoedas de outra carteira para a carteira do Exodus. Se você estiver enviando criptomoeda de outro dispositivo que tenha um scanner de código QR, você pode usar o código QR para obter o endereço.      

exodus

Nota: Os sites Phishing são sites criados para se parecerem com sites populares. Eles são feitos por golpistas para roubar informações, como por exemplo dados de login. Isso é usado para roubar fundos do serviço atual que a vítima estava tentando acessar.

Enviando Criptomoeda Usando Exodus

Para usar sua Exodus wallet para enviar criptomoeda, siga os passos abaixo. Não se preocupe, é muito fácil!
  1. Clique em “wallet” no lado esquerdo da tela.
  2. Selecione a criptomoeda que você quer enviar.
  3. Clique em “send” no centro da janela.

Você terá a opção de digitalizar um código QR usando a câmera do seu dispositivo ou digitar um endereço.
exodus

  • Escaneie o QR ou entre com o endereço do destinatário na seção chamada “send to … address”.
  • Digite o valor que você deseja enviar.
  • Clique em “Send”.

Nota: Na Exodus Wallet, cada taxa é calculada automaticamente para você. Isso é ótimo para usuários iniciantes. No entanto, as taxas costumam ser muito maiores do que precisam ser. As taxas da carteira Exodus são configuradas para serem transferidas o mais rápido possível e não o mais barato possível.

Usando uma Exchange

Assim como outras características da carteira Exodus, a exchange é muito fácil de usar. Apenas siga os passos abaixo. Suponho que você já adicionou dinheiro à sua conta para começar.
  • Clique em “exchange” no painel à esquerda da tela.
exodus

  • À esquerda, você seleciona a criptomoeda que está trocando. À direita, você seleciona a criptomoeda que deseja receber.
  • Clique na opção à esquerda. Está escrito “Bitcoin” por padrão. Altere-o para a moeda que você deseja trocar.
  • Faça a mesma coisa na opção à direita. Essa será a moeda que você vai receber.
  • Na parte inferior da página, você verá a taxa de câmbio atual entre os dois ativos selecionados. Pode ser algo como: “1 BTC = 12.6092 ETH”. Isso significa que, para cada Bitcoin que você trocar, você receberá apenas 12 Ether de volta à sua carteira.
  • Quando você tiver verificado que inseriu todos os detalhes corretamente, clique no botão “exchange”. Você deverá receber seu novo ativo logo em seguida.

Como adicionar tokens personalizados ao Exodus Wallet

Você pode usar seu endereço da Ethereum para armazenar tokens ERC20, mesmo que eles não estejam listados no Exodus. Carteiras Ether e todos os tokens ERC20 compartilham o mesmo endereço. Legal né?

É fácil adicionar tokens ERC20 não suportados e personalizados ao Exodus.

  1. Basta encontrar o seu endereço Ethereum, seguindo os passos acima sobre o recebimento de criptomoedas.
  2. Depois envie o token da carteira em que ele está armazenado (geralmente é o MyEtherWallet, se você tiver criado um token personalizado) para o seu endereço Ethereum Exodus.

Pronto!

No entanto, como eles não são compatíveis com o Exodus, eles não serão exibidos como as outras moedas. Então, para verificar se eles chegaram, você deve inserir seu endereço público Ethereum em um Ethereum blockchain explorer.

Para enviar esses tokens de volta da sua carteira Exodus é um pouco mais difícil. Mas não se preocupe. Eu vou explicar passo a passo para você!
  • Vá para o menu de ajuda à esquerda da tela.
  • Role a página para baixo e clique em “How do I open the Developer Menu” e depois clique no botão “show developer menu”.
  • Mais opções aparecerão na parte superior da tela.
  • Clique em “developer” e “assets” e “Ethereum”.
  • Em seguida, clique em “export private key”. Um pop-up aparecerá informando para onde a chave privada foi exportada (geralmente é a área de trabalho do seu computador).
  • Abra este arquivo. Selecione e copie a chave privada.
  • Visite “MyEtherWallet” e clique em “send Ether and tokens”.
  • Clique em “private key” e cole a sua chave privada.
  • Você poderá então ver dentro de sua carteira.
  • Usando as opções de envio do MyEtherWallet, envie seus tokens personalizados da mesma maneira que faria com qualquer outra carteira.     

Vantagens


Fácil de usar. A Exodus wallet é uma das carteiras mais fáceis de usar que já vi.
Suporta várias moedas. Armazenar todos os seus ativos em um só lugar facilita a troca e o gasto.
Foi construída em função de trocas e portfólio. Trocar moedas e acompanhar ganhos ou perdas é muito fácil a carteira Exodus.
Ajuste automático de taxas. Iniciantes em criptomoedas podem não estar confiantes em estabelecer as taxas corretas para transações. A Exodus cuida disso para eles.
Ótimo suporte. Isso é raro com produtos de criptomoeda.
Software de Carteira. Mais seguro que uma carteira da web. A Exodus é ideal para pequenas compras e gastos do dia a dia.

Desvantagens


Sendo um software de carteira, a Exodus pode ser hackeada. É possível perder fundos se o seu dispositivo for infectado por malware ou keyloggers.
Recursos de segurança limitados. Sem autenticação de dois fatores ou suporte a múltiplas assinaturas, você deve evitar deixar grandes somas de dinheiro na carteira Exodus.
Nenhum aplicativo para dispositivos móveis. À medida que mais lugares começarem a aceitar pagamentos com criptomoedas, as chances de você querer usar sua carteira quando estiver longe do seu computador aumentarão. Isso não é possível com o Exodus ainda.

 Conclusão

A carteira Exodus é ótima para pessoas que são novas no mundo das criptomoedas. É uma das carteiras mais fáceis de usar que eu já vi e não confunde seus usuários com opções super complicadas. Todos os recursos da carteira são muito simples de usar, com poucas possibilidade de cometer erros.

Eu adoro as opções de suporte ao cliente da carteira Exodus e o fato de que ele permite que você use múltiplas criptomoedas com ele.O acesso integrado à troca do Shapeshift também é ótimo para quem deseja experimentar, mas não quer arriscar deixando fundos no Bittrex, Kraken ou em um serviço centralizado semelhante.

Infelizmente, há algumas desvantagens na carteira Exodus. Isso me impede de recomendá-lo para alguém, a não ser iniciantes em criptomoedas ou aqueles que querem uma carteira conveniente para pequenas quantias de dinheiro. Não é seguro o suficiente para armazenar uma quantidade séria de criptomoeda.

Se você estiver interessado em saber mais sobre outras carteiras de criptomoedas, sinta-se à vontade para conferir nosso guia de como escolher a melhor carteira de criptomoedas.

Então, essa foi a nossa resenha da carteira Exodus. Agora que você entende o software um pouco melhor, o que você acha? Você vai usá-lo para o seu dia-a-dia cripto gastos?



0 Comentários