O objetivo do Libra Blockchain é servir como uma base sólida para serviços financeiros, incluindo uma nova moeda global, que poderia atender às necessidades financeiras diárias de bilhões de pessoas.
![Blockchain Libra](https://cdn.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossless,ret_img,w_1280,h_720/https://libracoinbrasil.com/wp-content/uploads/2019/07/BLOCKCHAIN-LIBRA.jpg)
Através do processo de avaliação das opções existentes, decidimos construir um novo Blockchain baseado nestes três requisitos:
– Capaz de escalar para bilhões de contas, o que requer alta taxa de transferência de transações, baixa latência e um sistema de armazenamento eficiente e de alta capacidade.
– Altamente seguro, para garantir a segurança dos fundos e dados financeiros.
– Flexível, para poder alimentar a governança do ecossistema de Libra, bem como a inovação futura em serviços financeiros.
O Libra Blockchain é projetado desde o início para abordar esses requisitos de forma holística e basear-se nos aprendizados de projetos e pesquisas existentes – uma combinação de abordagens inovadoras e técnicas bem compreendidas. Esta próxima seção irá destacar três decisões sobre o Libra Blockchain:
– Projetando e usando a linguagem de programação Move.
– Usando uma abordagem consensual de tolerância a falhas bizantinas (BFT).
– Adotando e repetindo estruturas de dados de Blockchain amplamente adotadas.
Linguagem Move
“Move” é uma nova linguagem de programação para implementar lógica de transação personalizada e “contratos inteligentes” no Libra Blockchain. Por causa da meta de Libra de servir um dia a bilhões de pessoas, o Move é projetado com segurança.
O Move obtém insights de incidentes de segurança que ocorreram com contratos inteligentes até o momento e cria uma linguagem que torna inerentemente mais fácil escrever código que atenda à intenção do autor, diminuindo assim o risco de bugs não intencionais ou incidentes de segurança.
BAIXE GRATUITAMENTE: Linguagem Move
Especificamente, o Move foi projetado para impedir que os ativos sejam clonados. Ele permite “tipos de recursos” que restringem os ativos digitais às mesmas propriedades dos ativos físicos:
“Um recurso tem um único proprietário, só pode ser gasto uma vez e a criação de novos recursos é restrita.”
A linguagem Move também facilita as provas automáticas de que as transações satisfazem certas propriedades, como transações de pagamento apenas alterando os saldos das contas do pagador e do recebedor. Ao priorizar esses recursos, o Move ajudará a manter o Libra Blockchain seguro. Ao facilitar o desenvolvimento do código de transações críticas, o Move permite a implementação segura das políticas de governança do ecossistema Libra, como o gerenciamento da moeda Libra e a rede de nós validadores.
Move irá acelerar a evolução do protocolo Libra Blockchain e quaisquer inovações financeiras construídas sobre ele. Prevemos que a capacidade dos desenvolvedores criarem contratos será aberta ao longo do tempo para dar suporte à evolução e à validação do Move.
Ao facilitar o desenvolvimento do código de transações críticas, o Move permite a implementação segura das políticas de governança do ecossistema Libra, como o gerenciamento da moeda Libra e a rede de nós validadores.
Protocolo de Consenso Libra BFT
Para facilitar o acordo entre todos os nós validadores sobre as transações a serem executadas e a ordem em que elas são executadas, o Libra Blockchain adotou a abordagem BFT usando o protocolo de consenso LibraBFT.
Essa abordagem cria confiança na rede porque os protocolos de consenso do BFTs são projetados para funcionar corretamente, mesmo que alguns nós validadores – até um terço da rede – estejam comprometidos ou falhem. Essa classe de protocolos de consenso também permite alta taxa de transferência de transações, baixa latência e uma abordagem de consenso mais eficiente em termos de energia do que “prova de trabalho” usada em outras blockchains.
![](https://i0.wp.com/i-msdn.sec.s-msft.com/dynimg/IC879431.png?ssl=1)
Árvores Merkle
Para armazenar transações com segurança, os dados no Libra Blockchain são protegidos por árvores Merkle, uma estrutura de dados usada por outros blockchains que permite a detecção de quaisquer alterações nos dados existentes.
Ao contrário dos blockchains anteriores, que veem o Blockchain como uma coleção de blocos de transações, o Libra Blockchain é uma estrutura de dados única que registra o histórico de transações e estados ao longo do tempo. Essa implementação simplifica o trabalho de aplicativos que acessam o Blockchain, permitindo que eles leiam quaisquer dados de qualquer ponto no tempo e verifiquem a integridade desses dados usando uma estrutura unificada.
APRENDA: Documentação Libra
O Libra Blockchain é pseudônimo e permite que os usuários mantenham um ou mais endereços que não estão ligados à sua identidade do mundo real. Essa abordagem é familiar para muitos usuários, desenvolvedores e reguladores.
A Associação Libra supervisionará a evolução do protocolo e rede Libra Blockchain, e continuará a avaliar novas técnicas que aumentem a privacidade no Blockchain Libra, considerando preocupações de praticidade, escalabilidade e impacto regulatório.
Para mais detalhes, leia o artigo técnico sobre o Libra Blockchain. Informações detalhadas também estão disponíveis na linguagem de programação Move e no protocolo de consenso LibraBFT.
Abrimos uma prévia do testnet de Libra, com a documentação que o acompanha. O testnet ainda está em desenvolvimento e as APIs estão sujeitas a alterações. Nosso compromisso é trabalhar com a comunidade e esperar que você leia, construa e forneça feedback.
SAIBA MAIS:
0 Comentários